21 de dezembro de 2024

Entenda a relação do Feriado de Ação de Graças com o Agronegócio!

O Feriado de Ação de Graças, ou Thanksgiving, em inglês, foi inicialmente comemorado nos campos do país, só que a tradição ampliou e hoje os Estados Unidos inteiro comemora a data.

O feriado é comemorado nos Estados Unidos sempre na 4ª quinta-feira do mês de Novembro e tem origem na Inglaterra, mas com a colonização dos EUA foi levado na bagagem dos  imigrantes.

Essa comemoração celebra a finalização dos trabalhos de colheita e dá “graças” a Deus pelas safras colhidas.

Eu já passei inúmeros feriados de Ação de Graças e pude perceber desde a primeira vez que a tradição é muito semelhante às festividades de Natal.

As famílias se reúnem. As pessoas viajam de carro, avião. Cruzam o país para se reencontrar, sempre com muita fartura (na maioria das famílias) na mesa, com frutas, milho, abóbora, e um peru enorme assado à mesa.

Aliás, você sabia que?

A 1ª comemoração do feriado aconteceu no outono de 1621, com 50 peregrinos e 90 americanos nativos (os Wampanoags), durou por 3 dias e celebrou a primeira colheita no “novo mundo”, mas o feriado só virou nacional mesmo em 1863, quando Lincoln era presidente.

A 1ª refeição do feriado foi cervo; milho; cranberries in natura; bacalhau e outros peixes.

Em 1939 (início da 2ª Guerra Mundial), o então presidente Franklin Roosevelt decretou que o Feriado de Ação de Graças seria na 3ª semana de novembro, para alavancar o consumo durante a Era da Grande Depressão Americana, porém não fez qualquer sucesso e o feriado voltou a ser comemorado na 4ªa quinta-feira de novembro.

A 1ª Macy’s Day Parade (aquela super famosa com balões) aconteceu em 1924, mas sem balões e com animais do Zoológico Central de Nova York.

A cada ano, o Presidente dos Estados Unidos deve “perdoar” um peru, poupando-o de ir para alguma mesa americana. A primeira cerimônia para perdoar um peru aconteceu em 1947 pelo presidente Truman.

São consumidas 50 milhões de tortas de abóbora, a famosa pumpkin pie!

Os americanos comem aproximadamente 46 milhões de perus no feriado, isso equivale a mais de 800 mil toneladas de carne de peru!

Daí podemos perceber a importância que o feriado tem nos Estados Unidos e no mundo do agronegócio!

Só que não é apenas de comida que os americanos vivem nesse período de Ação de Graças. Após dar graças, e aproveitando esse momento de família reunida, feliz e com a barriguinha  bem cheia,  acabou-se por instituir outra tradição, a qual que muitos países mundo afora já estão incorporando. Essas famílias costumam às sextas-feiras ir às primeiras compras de Natal. Algumas inclusive mais radicais, aproveitam ainda desde a madrugada os descontos arrasadores do comércio.

Analisando essa tradição consumista, descobri há uns 5 anos que esse ritmo de compras geralmente alucinado é medido regionalmente e nacionalmente e serve como indicativo econômico para as atividades comerciais de final de ano. Se a economia não vai bem, os americanos tendem a segurar os gastos nesse período.

Quem diria que o costume de reunir as famílias após colheita geraria tantas tradições?

Aqui uma observação minha. Estou em Portugal nesse momento e ao caminhar nas ruas percebo o destaque de marketing local para a data. Ao perguntar, fui surpreendida com a informação que esse será o segundo ano que o país comemorará a tradição norte-americana.

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias