Prefere ter esse sagrado ritual todos os dias em um ambiente mais tranquilo ou mais agitado? Um novo estudo recém-publicado na revista Food Quality & Preference descobriu que o barulho afeta a maneira como as pessoas experimentam o amargor, a doçura, aroma e acidez do seu café diário.
Nesta pesquisa foram avaliados 400 homens e mulheres que beberam café enquanto ouviam os sons de uma praça de alimentação lotada por meio de fones de ouvido a 85 decibéis.
E relatou-se que as pessoas eram menos sensíveis a atributos sensoriais do café em condições de barulho elevado. Em particular, o barulho afetou o amargor, a acidez, a doçura e o aroma do café tornando a bebida menos agradável.
Os mesmos participantes receberam o mesmo café sem saber com um barulho de 20 decibéis mais baixo.
E o resultado foi surpreendente, a maioria dos participantes avaliaram o segundo café como o mais saboroso e doce.
Segundo a equipe de pesquisa, o barulho cria uma carga cognitiva pesada, que pode reduzir a resposta do cérebro a outros estímulos, como neste caso em uma experiência gustativa.
Concluindo que em um ambiente de decibéis mais elevados pode levar os consumidores insensíveis a um café mais forte ou à adição de açúcar em excesso.
Interessante como este universo do café nos surpreende a cada dia!!
E você já teve alguma percepção no sabor do seu cafezinho em um ambiente com o barulho elevado?!O que achou deste estudo?! Compartilhe conosco!!
Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.
*Lilian Trigolo
Cafeicultora e Coffee Lover – apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira.
Instagram: @liliantrigolo
E-mail: lilianmg.trigolo@gmail.com
Adicionar comentários