25 de julho de 2024

Março, entendendo as origens

Março – Mês da Mulher

Entendendo as origens das celebrações de março e repaginando a atualidades em uma jornada de conquistas

À medida que o mundo celebra o mês das mulheres, é importante não apenas reconhecer as origens históricas dessa data, mas também refletir sobre o progresso atual das mulheres no mercado de trabalho, especialmente no setor vital do agronegócio.

O Dia Internacional da Mulher – 08 de março – remonta a marcos importantes na trajetória por direitos e igualdade de gênero. Originando-se de manifestações de mulheres trabalhadoras por melhores condições de trabalho e direitos civis, essa data se estabeleceu como um lembrete perene da necessidade de avançar em direção à igualdade e justiça para todas as mulheres.

Mesmo enquanto comemoramos conquistas históricas, é importante entender que ainda há muito a ser feito. No Brasil, as mulheres representam quase metade da força de trabalho, mas ainda enfrentam disparidades significativas em relação aos homens no que diz respeito à remuneração, oportunidades de carreira e representação nos cargos de liderança. Essas desigualdades são ainda mais acentuadas em setores tradicionalmente masculinos e aqui podemos incluir o agronegócio.

No entanto o agronegócio como um todo vem desde meados dos anos 2015, testemunhando mudanças positivas.

As mulheres estão assumindo seus protagonismos e autoridade com extrema competência dentro e fora da porteira, isso tudo fruto de muito empenho, estímulo e capacitação recorrente.

Em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção agrícola até a gestão empresária elas estão marcam presença, seja liderando iniciativas inovadoras, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a diversificação e o crescimento dos negócios e do setor.

Além do Brasil, no cenário global, as mulheres estão conquistando espaço e reconhecimento em todos os setores. Países ao redor do mundo estão implementando políticas e programas destinados a promover a igualdade de gênero no local de trabalho e além, reconhecendo que o valor e importância das mulheres são essenciais para o desenvolvimento econômico e social sustentável.

Neste mês das mulheres, é crucial não apenas celebrar as conquistas passadas, mas também reafirmar nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero em todas as esferas da sociedade. No agronegócio brasileiro e em todo o mundo, as mulheres desempenham um papel vital que não pode mais ser ignorado e sequer silenciado. É hora de reconhecer e valorizar plenamente suas contribuições, capacitando-as com oportunidades iguais e garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas em todos os níveis.

À medida que olhamos para o futuro, devemos nos comprometer a construir um mundo onde todas as mulheres tenham o direito de realizar seu pleno potencial, não apenas durante o mês das mulheres, mas todos os dias do ano.

Juntas, podemos criar um futuro mais justo, inclusivo e próspero para o Brasil e o agro através de todos os segmentos e todas as cadeias têm grande responsabilidade e papel na construção desta trajetória.

Durante este mês traremos textos e artigos sobre histórias e projetos de Mulheres do Agro que valorizar outras mulheres e o Brasil.

Se você tem alguma história para contar, nós queremos ouvir.

 

contato@missaomulheresdoagro.com.br

 

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias