Os perfis falsos ou fakes são um grande problema em redes sociais. São vários os casos em que contas são criadas com o intuito de trazer desinformação ou induzir possíveis seguidores a golpes e outros tipos de prejuízos. Ainda que muitas redes desenvolvam medidas para conter a criação de fakes, inclusive declaradas em termos de uso, é possível deparar-se com contas enganosas.
Para essas situações, existem alguns mecanismos e dicas úteis para a identificação de um perfil falso. A maioria delas envolve notar os comportamentos dessas contas: número de seguidores e de contas seguidas, fotos de perfil, nomes de usuário, publicações, entre outros. Veja, abaixo, algumas formas de identificar um perfil fake no Instagram.
Movimentação incomum no perfil
Alguns padrões de comportamento podem indicar a presença de uma conta falsa no Instagram. O número de seguidores e de contas seguidas é um deles: poucos seguidores e muitas contas seguidas podem ser um sinal suspeito, assim como um baixo número de contas seguidas e a seguir, sem foto de perfil, também podem servir como indicadores.
Outros sinais podem ser notados visualizando as publicações. É comum que perfis falsos tenham poucas postagens, enquanto as que existem são recentes e disparadas em um curto intervalo de tempo. Dentro de cada foto, note se há um uso excessivo de hashtags ou a presença de comentários padronizados – essas atitudes também são comuns entre fakes.
Foto de perfil e nome de usuário
Em alguns casos, a própria identificação do perfil pode indicar um fake. Preste atenção na foto usada: é comum que fakes utilizem fotos genéricas, repetidas ou com algum tipo de anúncio inserido. O nome de perfil pode apresentar tendências genéricas, como um nome apelativo ou repleto de números e códigos.
Baixos níveis de interação e engajamento
Outra dica para descobrir se um perfil é falso é analisar as interações nos posts. Verifique se a comunidade de seguidores é ativa e se os comentários das publicações, se houver, são autênticos. Os níveis de engajamento das contas fake costumam ser muito baixos, já que elas possuem poucos seguidores.
Quais as dicas para os clientes e usuários das redes sociais?
Preste também atenção ao nome do perfil: o falso geralmente inclui um símbolo, um número (por exemplo, “_” ou “.”) diferente do original.Atualmente, o mais indicado é deixar sempre claro quais são os seus canais oficiais.
Monitorar com frequência
Descobrir um perfil falso pode levar tempo e trabalho de equipe. Entretanto, detectar com velocidade e precisão um fake é fundamental para evitar que seus clientes caiam em fraudes, já que quanto mais tempo um perfil falso estiver ativo mais consumidores e até mesmo colaboradores podem ser atraídos e serem vítimas de golpes.
O golpista geralmente manda mensagem para quem já está seguindo o perfil oficial, então seguir e acompanhar o Instagram já é uma forma de monitorar.
Encontrei um perfil fake: o que fazer?
De acordo com os termos de uso do Instagram, um usuário “não pode se passar por outras pessoas ou fornecer informações imprecisas”. Dessa forma, é possível denunciar esses tipos de perfis por violarem regras da comunidade. Para isso, clique no ícone de três pontos em um perfil e selecione “Denunciar”. Em seguida, siga os passos propostos pela rede social.
Denuncie e comunique os parceiros e amigos se verificar algum perfil suspeito.
Adicionar comentários