25 de julho de 2024

04 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

De 2019 a 2021 a campanha segue o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou).

Por ser o encerramento dessa temática, a campanha de 2021 traz o slogan Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantesum lembrete de que nossas ações individuais, quando somadas, têm o poder de alcançar um futuro mais saudável e promissor.

Quantas pessoas adoecem de câncer por ano no Brasil?

O INCA estima que, no Brasil, em 2021 ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma).
O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). O câncer de pele não melanoma representará 27,1% de todos os casos de câncer em homens e 29,5% em mulheres.

Esta é uma das informações que o INCA oferece através de uma cartilha com 21 fatos sobre o câncer: uma seleção de 21 perguntas e respostas sobre fatos relacionados a prevenção, causas e tratamento do câncer.

 Clique aqui e acesse o pdf

A prevenção e o compartilhamento de informações são extremamente importantes. Apoie esta causa.

Fonte: INCA – www.inca.gov.br

 

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias