24 de julho de 2024

Todos vivos após o Relatório do USDA?

E quem apostava em surpresas nos números do reporte mensal do USDA tomou uma invertida e pode ter perdido dinheiro na Bolsa!

Ao contrário de muitos reportes mensais durante esse ano de 2017, dessa vez o USDA foi previsível e corrigiu para baixo a projeção de exportação dos Estados Unidos dessa temporada que iniciou em setembro e finaliza no final de agosto de 2018.  O mercado através das casas de consultoria, e analistas de mercado já antecipava que o órgão reduziria as exportações do país e aumentaria a projeção dos estoques finais dessa temporada.

Houve um corte de 25 milhões de bushels na exportação, incremento de 5 milhões de bushels no uso de sementes e o saldo disso ocasionou num aumento de 20 milhões de bushels nos estoques que passam agora para 445 milhões de bushels, equivalente a 12.1 Milhões de Toneladas.

As demais projeções de área de plantio, área de colheita, produtividade, esmagamento foram mantidas!

Agora se os números do USDA foram previsíveis o que explica os preços da soja terem encerrado em queda ontem?

Na minha análise, foram esses alguns dos fatores:

# USDA ter revisado exportações dos Estados Unidos e paralelamente ter aumentado as projeções de exportação da Argentina e Brasil da próxima temporada em 500 mil toneladas cada país. Ou seja, a interpretação desses números só mostra que os americanos estão computando a perda de competitividade dos Estados Unidos frente à América do Sul, especialmente com cenário de desvalorização cambial em terras austrais. – Complementando aqui USDA manteve as projeções de Safra do Brasil e Argentina em 108 e 57 Milhões de Toneladas respectivamente.

#Clima sul americano com o modelo americano mantendo previsões de bom volume de chuvas para a América do Sul nos próximos 10 dias conferiu “peso” extra para os preços do grão hoje na Bolsa em Chicago.

# Bitcoin aqui uma possível justificativa para ajustes não somente no grão (soja) como em outros produtos mundo e bolsas afora:  O fato do “bitcoin” que eu não sei se é moeda ou produto ter começado desde ontem a negociar na bolsa de Chicago e estar causado grandes especulações, tem motivado alguns investidores a saírem de posições mais solidas e mais tradicionais e injetado” dinheiro nesse produto em bolsa.

Aqui não entro no mérito do “bitcoin” mais esse efeito euforia pode durar algum tempo! Não me pergunte quanto pois não tenho a mínima ideia. E olha que já existem “especialistas” vendendo consultoria e prometendo alertar os clientes antes do estouro da bolha! Será que já existem especialistas em bitcoin? 🙁

Agora diz aí, se tem “gente comum” nos Estados Unidos hipotecando suas casas para apostar nesse produto, por que essa “gente comum” que tem soja na carteira não estaria liberando dinheiro para migrar recursos para o bitcoin?

Bom, acredito que essa pergunta só terá resposta no futuro…

Mas por agora estou mais preocupada com o dia de hoje que terá pelo menos 3 atualizações dos modelos climáticos e vai saber se os mapas mudam né?

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias