Cresci íntima do agro. Meus avós maternos produziam uvas para vinho na região do Douro em Portugal e meu pai fez carreira no setor como executivo em empresas multinacionais.
Aprendi desde cedo sobre o amor que vem da terra, o que ela proporciona e o respeito que deve ser tratada. Cresci admirando o propósito de um setor inteiro, dentro e fora da porteira que se desafia safra a safra e que que carrega a responsabilidade crescente através da nobre missão de alimentar famílias.
Cresci ouvindo de perto dizerem que o Brasil era o celeiro do mundo e idealista como sempre fui eu não aceitava a fome como realidade. Durante feriados no Brasil eu costumava acompanhar meu pai em seu trabalho e uma indústria esmagadora e o cheiro do farelo de soja e óleo me fascinavam.
Com uma mente sempre fervilhante nunca me permiti construir uma história que impactasse e fizesse a diferença na vida das pessoas.
Na minha jornada profissional de 27 anos no setor procuro contribuir para o processo de reconhecer e valorizar profissionais mulheres, estejam elas atuando dentro ou fora da porteira e independente da cadeia e segmentos que estão inseridas.
Estar em um mercado ainda masculino me fez pensar que não seria suficiente eu crescer sozinha, sem outras pares e oportunizar esse caminho à profissionais que buscam entender seus protagonismos foi um processo orgânico na minha caminhada.
Contribuir em paralelo a minha profissão para o processo de inclusão no agro é uma prática exercitada desde o início dos anos 2000 e foi desta maneira entre tantos projetos lançados para o público feminino do agro dentro da consultoria que eu trabalhei por 22 anos que este blog foi idealizado.
Gerar e fomentar informações de relevância para o setor e provocar a participação de cada vez mais mulheres em temáticas técnicas do agronegócio sempre foi um propósito e através de Conhecimento, Sororidade, Inspiração, estamos há mais de uma década comunicando a sustentabilidade social e econômica que um setor proporciona ao seu país.
- Formada em Direito pela UNIVALI
- Especialista em Agronegócios pela ESALQ/USP com foco em gestão de risco, comercialização e hedge
- Mestranda em Negócios com China e Ásia – Pacífico pela Fundação Universitária Iberoamericana
- CEO do Mulheres do Agronegócio Brasil
- 27 anos de expertise agro atuando com consultorias em commodities agrícolas
- Membro da câmara arbitral BBM
- Articulista agro Broadcast
- Mentora para lideranças do setor
- Palestrante nos principais eventos agro nacionais e internacionais
- Idealizadora do Missão Mulheres do Agro – programa técnico de alta performance para profissionais que atuam dentro e fora da porteira
- Incentivadora da inclusão e valorização através do pilar conhecimento
- Co autora do Livro Mulheres do Agro
- Curadora da tradicional Campanha Lenços do Agro que mobiliza ações diversas para mulheres em tratamento de câncer
Instagram @andreasousacordeiro
Twitter @andreascordeiro
Facebook Andrea Cordeiro
Linkedin Andrea de Sousa Cordeiro
www.descomplicandooagro.com.br