25 de julho de 2024

E adivinha o que prevaleceu como fundamento para o pregão da soja de terça em Chicago?

A percepção que as chuvas do final de semana na Argentina foram fracas e inferiores ao previsto. Aqui bem baixinho vou falar pra você que não foram não. Ficaram dentro da média prevista e em algumas localidades com chuvas maiores e com maior cobertura. Apenas o domingo foi seco e isso assustou alguns fundos que deram de cara com o mapa vazio de domingo. Mas na sexta e sábado as chuvas ocorreram normalmente.

Mas minha opinião sobre o assunto é que o que mais pegou mesmo foi o fato dos modelos climáticos estarem trabalhando com acumulados pequenos para essa região da América do Sul.

Tirando o dia de ontem que mostrava chuvas entre a 10 a 25 mm para norte de Buenos Aires e  sul de Córdoba e Santa Fé, os acumulados de 4 a 7 dias diminuíram consideravelmente para esse país que vem atravessando um veranico em áreas de produção de soja e milho. Aqui vale a ressalva que as Bolsas de Cereales e de Rosário já revisaram para baixo a área de plantio de soja. Alguns produtores da Província de Buenos Aires reconsideraram o plantio da área inicialmente projetada.

Já comentei aqui algumas vezes: os fundos de investimentos estão vendidos em peso na bolsa e isso de certa forma mascara ou inibe os movimentos de alta. Na semana passada mesmo com a valorização na sexta-feira, o saldo foi negativo em 10 centavos.

Se os fundos não estivessem tão vendidos não seria estranho ter presenciado os preços de hoje em forte alta, como decorrência da falta de chuvas nos radares meteorológicos.

Além do clima, a Demanda conferiu apoio aos preços.

No contexto mundial, o USDA reportou um bom volume de soja americana embarcado em portos americanos para destinos internacionais #Inspeção Semanal. Foram 45.2 milhões de bushels. O mercado aguardava desempenho entre 42 a 45 milhões de bushels.

No setor doméstico norte americano, o reporte do NOPA mostrou atividade industrial superior ao esperado pelo mercado. Enquanto o mercado aguardava por uma atividade média de 165. 4 milhões de bushels, as indústrias de soja nos EUA esmagaram em Dezembro 166. 382 milhões de bushels.

A soja encerrou o pregão de terça-feira, 16,  com alta média de 6 centavos.

 

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias