24 de julho de 2024

O que é Commodity

Trabalhar no mercado agrícola, assim como no mercado financeiro é ter certeza que vai escutar palavras e expressões em inglês.

Quem nunca escutou do comprador da trading (olha outra palavrinha aí) ou da indústria ou então daquele consultor ou consultora que a commodity está em queda porque o dólar index subiu? Ou que as commodities agrícolas valorizaram devido à falta de oferta dos produtores americanos?

Pois é Commodity nada mais é que aquele produto que serve de matéria-prima e que é produzido em escala e pode ser armazenado sem perder suas características e qualidade.

Fácil né?

Assim você entende que Soja, Café, Milho, Boi são algumas commodities agrícolas.

Se você associar isso a outro grupo como os metais você pode rapidamente entender que ouro, prata, cobre são commodities metais e o petróleo e gás natural são commodities de energia.

Dai se você associar a produtos financeiros, você chega às commodities financeiras como moedas: Dólar, Euro, Real, Yen, entre outros.

As commodities têm seu valor negociado em Bolsa. Quer alguns exemplos?

Mundialmente para soja e milho é a CME que referencia os preços, mas aqui no Brasil a BM&F, a maior bolsa da América Latina também negocia com boa liquidez esses produtos.

Já para café, cacau, suco de laranja, a bolsa que referencia os preços é a Bolsa de Nova York. E no Brasil, a BM&F negocia com forte tradição o Café.

Petróleo tem preços regidos por 2 bolsas, de Nova York e Londres.

Quer saber mais sobre Commodities? Mande sua pergunta por aqui. Vai que ela vira um post! 😉

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias