13 de julho de 2024

Mix de Fatores baixista na Soja nessa Quinta feira!

Um mix de fatores contribuiu para a queda de preços da Soja na bolsa de Chicago da quinta feira!

Primeiro o fato de terem ocorridos chuvas inesperadas em 3 das mais importantes províncias produtoras na Argentina: Buenos Aires, Santa Fé e Córdoba. Foram entre 5 a 10 mm em quase que 90% da área dessas 3 províncias que são responsáveis por aproximadamente 85% da safra.

Você vai dizer que esse volume é pouco e insuficiente para normalizar o processo de déficit hídrico lá, mas dai temos que ponderar que não eram chuvas que estavam nos mapas e aqui uma curiosidade: isso sempre acontece na Argentina. Lá aparecem chuvas assim de um dia pra outro…

Mas o peso maior foi a atualização dos mapas climáticos da quinta feira que mostraram acumulados maiores de chuvas para Argentina e Paraguai.

Aqui tomo a liberdade de transcrever uma pequena parte do Comentário de Clima na América do Sul que a empresa Labhoro envia diariamente a seus clientes da Consultoria:

 

O clima continua irregular para a Argentina, sul do Brasil e Paraguai no curto prazo (próximos 4 a 5 dias). Mas as previsões de chuvas melhoram a partir daí, principalmente para a região sul do Brasil e para o Paraguai. Na Argentina, no período de 17 a 21/12 a expectativa é de chuvas fracas e ligeiramente melhores para áreas pontuais de Córdoba e centro-norte de Santa Fé. O tempo seco prediminará nas demais áreas produtiras do país.

COntudo, no período estendido de 8 a 15 dias, o modelo americano já mostra a entrada de chuvas para as regiões produtoras da Argentina, com acumulados de até 100 mm previstos para o norte de Córoba e Santa Fé. Volumes de 30 a 50 mm devem cobrir as demais áreas produtoras.

Para o Brasil e Paraguai, as chuvas devem ser gerais, com bons acumulados previstos, inclusive para a região sul do Brasil, aliás, as áreas produtoras do Sul poderão receber acumulados entre 60 e 100 mm.

As previsões para as áreas de chuvas da América do Sul estão melhorando, principalmente a partir do final da próxima semana e o grau de confiança e assertividade nas mesmas aumenta, já que os três principais modelos (americano, canadense e europeu) estão em sintonia.

E para terminar o mix de fatores baixistas dá pra dizer que as vendas semanais de soja decepcionaram e não contribuíram para que fundos de investimentos apostassem no lado de compra! Sobre isso eu fiz um post específico. Dá uma olhada aqui.

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias