25 de julho de 2024

E a soja continua caindo….

Alguém aí leu o meu último post? Ele tá mais que atual. E pouca coisa mudou…

😔

Pois é, o fato dos fundos de investimento estarem vendidos numa fase de safra sul-americana tão importante traz preocupações extras ao mercado.

E pra ajudar, os fundos seguem aumentando dia a dia suas posições.

Na terça-feira estavam com pouco mais de 100 mil contratos vendidos, e hoje estima-se que carreguem pelo menos  115 mil, ou seja, em 3 pregões aumentaram mais 15 mil contratos e hoje a soja no contrato maio 2018 cotou mínimas de US$ 9,6125/bushel.

No acumulado da terça-feira que fiz o post pra hoje, não houve registro de chuvas na província de Buenos Aires, mas adivinha o que está no radar desses investidores:

Chuvas!

As previsões  mais estendidas mostram uma frente subindo, mas eu dei uma espiada no Comentário de Clima América do Sul – Previsão do Dia e Estendida de 11/01/2018, realizado diariamente pela Labhoro e me deparei com os mapas de 4 a 7 dias. Os boletins são pagos, mas pedi autorização e estou compartilhando um pedacinho aqui. Note que Brasil e Paraguai as coberturas são altas, com algumas ressalvas para volumes menores na Bahia, Goiás, Noroeste de Minas gerais assim como Centro norte do Paraguai. Agora dá uma olhadinha na Argentina. Destaquei em vermelho a Província de Buenos Aires que faz parte do TOP 3 em produção junto com as de Santa Fé e Córdoba.

Mas os fundos não se mostram preocupados com isso agora. Estão apostando em Chuvas na sequência e elas estão no mapa (ou estão nas nuvens como falamos). O mercado processa que amanhã o USDA divulgará aumento de produção de soja no Brasil e redução de exportações de soja dos EUA em favorecimento às exportações sul-americanas devido à melhora de competitividade mundial. Resultado: aumento dos estoques finais de safra nos EUA e com isso preços mais baixos… os próximos capítulos dessa novela são importantes pois influenciarão os produtores norte-americanos a definir o plantio da próxima safra!

Bom por hoje é isso pessoal! Ainda estou no Modo Férias, retornando à minha baia na segunda dia 15, mas amanhã ou sábado apareço por aqui pra falar sobre os números do USDA!

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias