Neste Dia Mundial da Saúde, ONU pede renovação de compromissos com o setor
Pandemia revelou desigualdades e injustiças nos sistemas nacionais de saúde, diz secretário-geral, António Guterres, em mensagem sobre a data; construindo um mundo mais justo e mais saudável é o tema da campanha deste ano.
Este 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. E o segundo consecutivo marcado durante a pandemia da Covid-19.
Em mensagem, o secretário-geral da ONU pediu ao mundo que renove seu compromisso com o setor promovendo o acesso universal aos cuidados de saúde e um mundo mais saudável e justo.
Pnud Bangladesh/Fahad Kaizer – Idosos em países como Bangladesh foram fortemente afetados pela Covid-19.
Exclusão social
Para António Guterres, o novo coronavírus revelou desigualdades e injustiças na área da saúde em todo o globo. E lembrou que as taxas de contaminação e morte pelo novo coronavírus são mais altas em pessoas que lutam contra a pobreza, condições desfavoráveis de moradia e trabalho, discriminação e exclusão social.
O chefe da ONU diz que em todo o mundo, a grande maioria de doses de vacina aplicadas até o momento ocorreu em países ricos e produtores dos imunizantes.
Ele afirmou que as nações pobres têm de ficar à espera da iniciativa Covax, liderada pela Organização Mundial da Saúde, OMS, que entrega lotes de vacinas a países de rendas baixa e média.
Recuperação
Guterres ressalta que as desigualdades são imorais e perigosas para a saúde, para as economias e sociedades inteiras.
Este ano, a OMS está lançando uma campanha para um mundo mais justo e mais saudável. O 7 de abril foi escolhido por ser a data de criação da OMS em 1948.
Segundo o secretário-geral da ONU, com a recuperação da pandemia, o mundo precisa implementar políticas e alocar recursos para que todos possam ter os mesmos resultados na área da saúde.
Guterres acredita que é possível criar o acesso universal de saúde, o que levará a todos prosperarem.
Ele afirma que, neste Dia Mundial da Saúde, é hora de assumir um compromisso com um mundo mais saudável e mais equitativo.
PMA/Arete/Damilola Onafuwa –
No Dia Mundial da Saúde, faça uma opção pela qualidade de vida
Além de servir para lançar um alerta em escala mundial a respeito de problemas que afetam a saúde pública, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para difundir as informações e recomendações que levem as pessoas a uma vida mais saudável e equilibrada. Para tanto, é fundamental entender que o conceito de saúde é muito mais abrangente do que a ausência de doenças. Ser saudável pressupõe um equilíbrio entre as diversas dimensões da vida humana: física, emocional, social, intelectual e espiritual.
Também é importante reforçar neste Dia Mundial da Saúde a máxima de que, por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento das doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz. Realizar regularmente check-ups – de acordo com o perfil e faixa etária de cada um -, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável. Da mesma forma, banir o cigarro, moderar no consumo de bebidas alcoólicas e reservar um tempo para o lazer com familiares e amigos fortalecem o corpo e a mente.
Neste 7 de abril procure refletir sobre a sua qualidade de vida. Indague-se se seus hábitos são de fato saudáveis e faça uma clara opção pela vida. O Dia Mundial da Saúde é uma data para reflexões, alertas e, principalmente, para que cada um se conscientize sobre a importância de manter hábitos saudáveis.
Adicionar comentários