17 de setembro de 2024

Como o mercado processou o USDA de Janeiro

Enquanto o mercado todinho aguardava por Estoques Finais de Safra maiores lá nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, para os íntimos como nós, mais conhecido como USDA, revisou para baixo a área plantada e a produtividade em 0,4 bushel por acre de soja colhido há poucos meses. E esses ajustes sequer foram considerados pelo mercado.

Li comentários de uma fila de analistas locais e até para eles isso foi surpresa!

Quando estive lá em agosto/setembro, muitos produtores que visitei durante o programa Missão Mulheres do Agro, taxativamente afirmavam que a produtividade estava longe da estimada então pelo USDA, mas à essa altura do campeonato, o mercado já parecia ter processado a estimativa de 49.5 bushels por acre.

O fato é que todos nós aguardávamos por uma correção na projeção de exportação dos norte-americanos (antecipei no post pré-USDA) e isso de fato ocorreu.

Se você analisar esses números perceberá que o corte na projeção de exportação dos americanos significa estoques maiores, porém se a safra deles for reduzida, o impacto baixista nos preços passa a ser minimizado, concordam?

Agora quanto ao aumento da safra de soja do Brasil em 2 Milhões de Toneladas, essa aumento já era processado. E também aumentou a projeção de exportação do Brasil de 65,5 para 67 Milhões de Toneladas. Nesse momento esse aumento é factível e tem seu peso negativo nos preços, pois o mercado entende que com a mesma demanda mundial, os EUA deixam de abocanhar essa fatia de 1.5 Mi Tons. E a bolsa em Chicago obviamente tender a refletir a perda de competitividade dos americanos.

O corte na produção da Argentina em 1 milhão de toneladas de soja ficou dentro do processado pelos analistas de mercado. Com a revisão da safra de soja pela Bolsa de Cereais de Rosário na última quarta feira, confesso que fiquei curiosa para a divulgação dos números.    —–Enquanto USDA fala em 56 Milhões de Toneladas a Bolsa de Rosário baixou a safra para 52 Milhões. Para alguns exagero, para outros uma  projeção real! Agora vamos aguardar a Bolsa de Cereales ——-

Voltando…. O órgão manteve também os dados de Produção de Soja e Projeção de Importação da China. E isso equivale a um balde de água fria nos preços pois o mercado sempre almeja que China compre cada vez mais e mais.

Agora voltando ao tema do post: De modo genérico, uma vez que os estoques de soja não aumentaram na proporção devida e o USDA aumentou safra do Brasil e reduziu Argentina discretamente, os números da soja foram considerados NEUTROS para preços. Mas se foram neutros, por que então os preços da Soja subiram no final do pregão de sexta feira?

Porque os fundos mega vendidos promoveram um movimento de tomada de lucro tecnicamente chamado de short covering – ou seja: cobertura dos vendidos e colocaram um bom dinheirinho na conta! Pois é e mesmo com a ajudinha dos fundos, a alta de 10 centavos no contrato março foi insuficiente para neutralizar o saldo negativo da semana que foi de 10 centavos.

Passado o efeito relatório, mais que nunca os fundos monitorarão as condições climáticas da Argentina e Brasil.

E de cara, assim, sem dó nem piedade, reportes de chuvas importantes nas principais províncias produtoras incluindo Buenos Aires durante o final de semana, embora eu já tenha escutado lá de fora ( EUA) que as chuvas de sexta, sábado e domingo foram restritas e fracas. Escutei também uma importante casa de consultoria americana alertar para o fraco volume de chuva previsto para os próximos dias lá!

E como hoje é feriado nos Estados Unidos (Dia de Martin Luther King) os mercados de bolsa não negociarão, então não nos resta outra alternativa a não ser esperar a reabertura do mercado à noite!

Vamos acompanhar os fundos de investimento: eles serão os protagonistas das cenas dos próximos capítulos!

 

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias