12 de julho de 2024

Bitcoin – Euforia, Bolha e Relação com Commodities Agrícolas

No último dia 12 de Dezembro, escrevi um post sobre os números mensais da safra dos EUA divulgados pelo USDA e mencionei certa preocupação sobre uma possível influência bitcoin nos mercados agrícolas:

Por várias razões como Chuvas na Argentina e ajustes de carteira no final de ano, os preços da soja no final daquele pregão até esse momento (22/12 sexta às 15h45), cederam 26 centavos.

Na manhã do dia 12, os fundos carregavam posições líquidas compradas na soja em 13.6 mil contratos e de lá pra cá inverteram a mão e hoje carregam posições vendidas em 35.6 contratos.

Naquele texto lembro que alertei para uma situação na qual investidores comuns poderiam sair de posições em mercados líquidos como commodities agrícolas para liberar recursos e investir em bitcoin, tido por muitos como a sensação do mercado. A relação que tracei foi pelo fato de investidores comuns nos EUA e acredite você se quiser, hipotecarem imóveis para levantar recursos e investirem na moeda.  Ali também falei sobre a fase de euforia que poderia durar um pouco e sobre o estouro da bolha.

Independente da relação que o bitcoin tenha ou não exercido nas commodities agrícolas e por notar certo interesse de clientes, colegas e familiares nesse produto, compartilho uma matéria que li hoje no portal Infomoney sobre a queda brusca nos pregões (de hoje), representando a pior semana do produto em 4 anos.

Somente como complemento, na segunda feira do dia 11, o bitcoin começou a negociar na CBOe e na segunda do dia 18 na CME, ambas as bolsas em Chicago. No primeiro pregão do dia 11, uma ferramenta de controle e proteção dos preços, chamada circuit brake foi acionada por 2 vezes e no dia 18 no primeiro pregão na CME, o bitcoin abriu em alta forte e alcançou a marca histórica de US$ 20 mil o contrato.

http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7155874/bolha-estourou-apenas-correcao-bitcoin-afunda-caminha-para-pior-semana

abaixo meu post do dia 12 :

 

 

 

 

 

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias