Trabalhar no mercado agrícola, assim como no mercado financeiro é ter certeza que vai escutar palavras e expressões em inglês.
Quem nunca escutou do comprador da trading (olha outra palavrinha aí) ou da indústria ou então daquele consultor ou consultora que a commodity está em queda porque o dólar index subiu? Ou que as commodities agrícolas valorizaram devido à falta de oferta dos produtores americanos?
Pois é Commodity nada mais é que aquele produto que serve de matéria-prima e que é produzido em escala e pode ser armazenado sem perder suas características e qualidade.
Fácil né?
Assim você entende que Soja, Café, Milho, Boi são algumas commodities agrícolas.
Se você associar isso a outro grupo como os metais você pode rapidamente entender que ouro, prata, cobre são commodities metais e o petróleo e gás natural são commodities de energia.
Dai se você associar a produtos financeiros, você chega às commodities financeiras como moedas: Dólar, Euro, Real, Yen, entre outros.
As commodities têm seu valor negociado em Bolsa. Quer alguns exemplos?
Mundialmente para soja e milho é a CME que referencia os preços, mas aqui no Brasil a BM&F, a maior bolsa da América Latina também negocia com boa liquidez esses produtos.
Já para café, cacau, suco de laranja, a bolsa que referencia os preços é a Bolsa de Nova York. E no Brasil, a BM&F negocia com forte tradição o Café.
Petróleo tem preços regidos por 2 bolsas, de Nova York e Londres.
Quer saber mais sobre Commodities? Mande sua pergunta por aqui. Vai que ela vira um post! 😉
Adicionar comentários