Conhecido como Dia Laranja por uma iniciativa da ONU, o dia 25 de cada mês tem uma simbologia no combate à violência contra mulheres e meninas e a cor laranja é a marca desta luta
Talvez se não for o teu aniversário ou de alguém que você tanto admire ou então dia de algum santo da tua devoção, você vá me questionar: “Tá Andrea, mas por que hoje, quinta-feira, 25, é um dia importante?”
Hoje é o Dia Laranja. Em todo o mundo, o dia ’25’ de cada mês passou a ser reconhecido dessa maneira através de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) – cujo objetivo era combater a violência contra mulheres e meninas.
A campanha visa dar visibilidade a ações que ajudem a prevenir e acabar com práticas de violência e tem com uma característica a associação do tema nessa data através do uso de um elemento na cor laranja.
As pessoas que se engajam nesse tema se propõem a chamar atenção para a violência contra a mulher, dando destaque nesse dia através da cor laranja em sua peça de roupa, em algum acessório, na cor de uma maquiagem, nos objetos decorativos em casa, carros ou bicicletas e até nas redes sociais.
Pode até parecer bobinho, mas se eu conseguir através das minhas postagens ou desse texto aqui, chamar a atenção sobre o tema, mais pessoas saberão que existe uma campanha mundial e quem sabe se uma parcela dessas pessoas se posicionar como eu estou me posicionando, vamos conseguir alcançar cada vez mais pessoas sobre a importância da Não Violência contra a Mulher.
E um trabalho de formiguinha, mas que mobiliza um batalhão. E por isso mesmo quero te convidar para fazer o que eu venho fazendo. Sempre que posso eu visto ou uso alguma peça ou batom da cor para referenciar a campanha.
E se possível for eu te pedir um favorzinho, quero que você leia a Agenda 2030 com Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável elaborada pela ONU.
Nessa agenda, a organização enumera 17 grandes objetivos para transformar o mundo e que podemos atuar no sentido de divulgar e fortalecer tal entendimento. E no item 5 está a proposta para que todas as mulheres e meninas, independentemente da localização, situação ou status migratório, devem ter direito a uma vida livre de violência.
Tenho certeza que se você tirar menos de 5 minutinho e ler os 17 objetivos você vai sentir um chamado para atuar de maneira mais engajada por um deles.
Vou colocar o link aqui embaixo:
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
Super beijo
Adicionar comentários