Data criada em 2011 por resolução da Assembleia Geral celebra ideia de povos, países, culturas e indivíduos inspirando esforços de paz e construindo pontes entre comunidades; texto afirma que amizade ajuda com mudanças fundamentais que promovem estabilidade e um mundo melhor.
O Dia Internacional da Amizade foi criado pela Assembleia Geral da ONU, há nove anos, para promover entendimento entre os povos, diálogo entre civilizações, reconciliação e paz.
Num mundo, cada vez mais marcado por crises, divisões, pobreza, violência e abuso de direitos humanos, o espírito de solidariedade é incentivado pela resolução da Assembleia Geral da ONU que estabeleceu o Dia, em 2011.
Estabilidade
A resolução ressalta o papel dos jovens, como líderes do futuro, em atividades comunitárias que incluem diferentes culturas e promovem o entendimento internacional e respeito pela diversidade.
Os fortes laços de confiança criados pela amizade são vistos pelo texto da Assembleia Geral como caminhos que levam a mudanças fundamentais necessárias para se atingir a estabilidade duradoura, formar uma rede de segurança que protege a todos gerando uma paixão para a construção de um mundo melhor, onde todos possam se unir por uma maior causa.
O Dia Internacional da Amizade foi adotado com a ideia de amizade entre os povos, países, culturas e indivíduos para inspirar os esforços de paz e construir pontes entre as comunidades.
Reconciliação
Para celebrar a data, a ONU incentiva governos, organizações internacionais e grupos da sociedade civil a promover eventos, atividades e iniciativas que levem à formação do diálogo entre civilizações, entendimento mútuo e reconciliação.
O Dia Internacional da Amizade é ainda uma iniciativa alinhada à proposta da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, aprovada em 1997, ressaltando um conjunto de valores, atitudes e comportamentos que rejeitam a violência e promovem a prevenção de conflitos para resolver os problemas.
Adicionar comentários