12 de julho de 2024

08 de Março: Dia Internacional da Mulher

As mulheres do mundo querem e merecem um futuro igual, livre de estigma, estereótipos e violência; um futuro sustentável, pacífico, com direitos e oportunidades iguais para todos. Para nos levar lá, o mundo precisa de mulheres em todas as mesas onde as decisões são tomadas.

A ONU Mulheres está trabalhando para fornecer apoio a todas as mulheres na linha de frente da luta contra esta pandemia: promoção de acordos de trabalho flexíveis e priorizando serviços para prevenir a violência doméstica baseada no gênero.

Este ano, o tema do Dia Internacional da Mulher (8 de março), “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19”, comemora os esforços tremendos de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e de recuperação da pandemia COVID-19 e destaca as lacunas que permanecem.

A participação plena e efetiva das mulheres e a liderança em todas as áreas da vida impulsionam o progresso para todas as pessoas. No entanto, as mulheres ainda estão sub-representadas na vida pública e na tomada de decisões, conforme revelado no recente relatório do Secretário-Geral da ONU.

As mulheres são Chefas de Estado ou de Governo em 22 países e apenas 24,9% dos parlamentares nacionais são mulheres. No atual ritmo de progresso, a igualdade de gênero entre Chefes de Governo levará mais 130 anos.

As mulheres também estão na vanguarda da batalha contra o COVID-19, como trabalhadoras da linha de frente e do setor de saúde, como cientistas, médicas e cuidadoras, mas recebem 11 por cento menos globalmente do que seus colegas homens. Uma análise das equipes de tarefa do COVID-19 de 87 países revelou que apenas 3,5 por cento delas tinham paridade de gênero.

Quando as mulheres lideram, vemos resultados positivos. Algumas das respostas mais eficientes e exemplares à pandemia COVID-19 foram lideradas por mulheres. E as mulheres, especialmente as jovens, estão na vanguarda de movimentos diversos e inclusivos online e nas ruas por justiça social, mudança climática e igualdade em todas as partes do mundo. No entanto, as mulheres com menos de 30 anos são menos de 1 por cento dos parlamentares em todo o mundo.

É por isso que o Dia Internacional da Mulher deste ano é um grito de guerra pela Igualdade de Gerações, para agir por um futuro igual para todos. O Generation Equality Forum, a reunião mais importante para investimentos e ações de igualdade de gênero, começa na Cidade do México de 29 a 31 de março e culmina em Paris em junho de 2021. Ele atrairá líderes, visionários e ativistas de todo o mundo, com segurança em uma plataforma virtual, para impulsionar uma mudança transformadora e duradoura para as próximas gerações.

#ActforEqual (Aja por Igualdade, tradução livre) é uma nova campanha para atrair atenção, entusiasmo e ação para o próximo Fórum Geração Igualdade. Por meio da campanha, você pode mostrar seu apoio, agir pela igualdade de gênero e ajudar a impulsionar os principais compromissos com os objetivos da Coalizão de Ação. Não podemos esperar mais pela igualdade de gênero. É hora de #ActforEqual.

Aumento da Geração Igualdade

Todos os dias, por meio de nossas ações e da forma como lideramos, falamos, questionamos e agimos, desafiamos normas, transformamos hábitos, mudamos leis, agimos e inspiramos outras pessoas a criar um mundo sem discriminação de gênero. Estamos em ascensão com a geração igualdade.

Fonte: ONU Mulheres Brasil

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias