13 de outubro de 2024

03 de Maio: Dia do Sertanejo

Sertanejo: um povo, sua música e uma maneira de viver

O Povo do Sertão
Sempre que usamos a palavra sertanejo em português para se referir a pessoas, nós estamos falando especificamente das pessoas que vivem no sertão. Mas o que é isso exatamente? Bem, sertão é uma área semi-desértica no Nordeste do Brasil. Ele é conhecido por suas secas anuais, e, infelizmente, pela sua pobreza, também. Devido às condições difíceis do sertão, essas pessoas são conhecidas por viver uma vida simples, cuidando de gado e plantando para sustentar suas famílias.

No entanto, não há motivo para pensar que só há coisas ruins no sertão brasileiro. É uma região onde a poesia é muito apreciada, e muitas pessoas são bem versadas nela. Sertanejos são gentis, hospitaleiros, e têm o coração cheio de esperança. Eles são determinados, religiosos, corajosos e, ao mesmo tempo, muito supersticiosos.

O sertão e o seu povo também serviram de inspiração para muitas narrativas, algumas envolvendo a história da região, como a de cangaceiros como o Lampião. Escritores brasileiros notáveis que escreveram sobre o sertão incluem Guimarães Rosa, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos.

Música Sertaneja no Brasil
Sertanejo é um dos gêneros musicais mais populares no Brasil, ultrapassando até mesmo o samba. O sertanejo no Brasil começou em 1910 com cantores urbanos e rurais que usavam principalmente a viola, um violão típico Brasileiro de 10 cordas, em suas músicas. É geralmente protagonizado por dois cantores, ambos tocando violas.

Primeira Era
Quando o sertanejo foi criado, era chamado de música caipira. As músicas falavam da vida no campo, suas belezas e suas dificuldades. E, apesar de fazer um tempo desde então, fãs ainda continuam no ânimo, tentando preservar o que hoje é conhecido como sertanejo raiz. Um dos duos mais famosos da época foi Tonico e Tinoco, e você pode checar o fã-site deles aqui.

Segunda Era
Depois da Segunda Guerra Mundial, novos instrumentos musicais começaram a ser usados em músicas sertanejas. É aqui que estrelas do gênero, como Milionário e José Rico, surgiram também. E ao tempo que a música sertaneja brasileira crescia em popularidade, mulheres começaram a tomar espaço no palco. Duos como Cascatinha & Inhana e as Irmãs Galvão obtiveram bastante sucesso nas décadas de 1940s e 50s.

Terceira Era
Mais tarde, a música sertaneja passou a ser influenciada pela música country americana, Elvis Presley e o look de cowboy dos filmes do velho oeste. Os artistas de música sertaneja decidiram usar guitarras elétricas, e começaram a escrever letras que eram mais românticas e melodramáticas. Nos anos 80, tivemos grandes nomes como Zezé de Camargo e Luciano, que filmaram uma biografia sobre suas vidas no Sertão; Chitãozinho e Xororó, com o grande hit Evidências, considerado um hino do Sertanejo; Leandro e Leonardo, Rick & Renner e muito mais!
Sertanejo Universitário
Esse subgênero surgiu como uma forma de alcançar um público mais jovem. Ele foca na vida dos adolescentes e jovens adultos, festas, faculdade, e relacionamentos românticos sem compromisso. É provavelmente o maior subgênero no sertanejo. Alguns dos cantores sertanejos desse gênero incluem: Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Luan Santana, e Jorge & Mateus.

Dia do Sertanejo
Já falamos bastante sobre a música, as pessoas e a cultura sertaneja. Mas ainda não explicamos bem o que é o Dia do Sertanejo. Começou a ser comemorado a partir da década de 60, em um evento de um evento da Rádio Aparecida, feito para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

E tudo começou por causa de uma tradição que os artistas brasileiros de música sertaneja tinham nos anos 60.  No dia 3 de Maio, cantores e músicos sertanejos iam para a cidade de Aparecida em São Paulo para assistir uma missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida (Virgem Maria), padroeira do Brasil. Depois da cerimônia religiosa, eles se juntavam para tocar. Então a data ganhou importância na cultura sertaneja.

Mergulhe na cultura Brasileira escutando um dos gêneros mais famosos que há!

 

Fonte

Adicionar comentários

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias